Razões para começar a meditar

Desde que eu mostrei as minhas tatuagens em vídeo (quem perdeu, pode ver aqui), muita gente tem me perguntado sobre meditação. Isso porque em uma delas está escrito Inhale • Exhale (em português, inale e exale) que são “comandos” da meditação.

Eu comecei a meditar no final do ano passado porque estava me sentindo muito ansiosa, sem controle sobre os meus pensamentos e sentimentos, sabe? Aquela angústia de quem quer fazer tudo certo e ao mesmo tempo? Daí comecei a ler sobre a respiração consciente e uma coisa foi levando a outra. Eu entendo que pra muita gente, meditação é algo associado a religião e por isso a prática já é descartada, mas não! Meditação é o exercício de esvaziar a mente, mas não deixar ela vazia, e sim preenchida de sentidos, observando a respiração, atenta ao seu corpo, aos seus pequenos movimentos… é basicamente focar o pensamento ao que está acontecendo naquele momento (coisa super difícil de fazer nos dias atuais).

Um dos principais motivos de eu ter começado a meditar foi exatamente esse: eu não conseguia controlar a minha mente, ela me controlava. Eu não conseguia, por exemplo, parar de ter um pensamento negativo ou parar de ficar ansiosa quando eu queria e, por isso, não conseguia dormir, não conseguia me desligar e nem prestar atenção 100% nas coisas.

Acredito que muita gente vá se identificar com isso porque vivemos assim, e é tão comum que quase parece certo, né? Afinal: “Se todo mundo é igual, deve ser esse o verdadeiro meio de pensar” mas ninguém quer viver sendo escravo dos próprios pensamentos.

Por isso, listei 5 razões para começar a meditar.

1. Ajuda a aliviar o estresse e melhora a saúde: Durante todo o dia e com os pensamentos sobre prazos, entregas, trabalhos, contas pra pagar… nosso cérebro vai criando ligações desnecessárias entre as células nervosas, chamadas de sinapses neuroeletroquímicas, e isso gera um grande desgaste físico e emocional, causando o estresse. Esse estresse, quando não controlado, pode gerar doenças físicas, como gastrites, problemas cardiovasculares e respiratórios.

2. Aumenta o foco: Quando paramos de pensar em mil coisas e focamos apenas no que está acontecendo no momento, nossa atenção fica completamente voltada à isso, sem distrações. Com a prática da meditação, você vai aprender a controlar esse foco e ativá-lo sempre que necessário, realizando tarefas muito mais rapidamente e com bastante disciplina.

3. Ajuda contra a insônia: A meditação é uma prática relaxante, de auto conhecimento e muito prazerosa. Você pode meditar a qualquer hora do dia, mas pra quem sofre de insônia, antes de dormir é perfeito. Se desligar do mundo, esquecer os problemas, dar um basta nos compromissos.. tudo isso aquieta a mente e ajuda na hora do sono.

4. Pensamento positivo: Além de diminuir os níveis de cortisol no sangue, meditar também eleva os níveis de endorfina, trazendo uma sensação boa para quem pratica. Com isso, os pensamentos negativos não tem mais tanto espaço, porque você começa a perceber que viver de bem com a vida, tendo controle da mente e dos pensamentos, pode ser muito mais prazeroso do que você imaginava.

5. Não é complicado: Apesar de ser difícil no começo, meditar é bem simples. Você não precisa estar numa praia deserta, no meio de uma floresta ou num santuário silencioso, basta um cantinho sossegado, uma posição confortável e pronto!

Meditar pode parecer complicado, ainda mais no começo, onde a gente fica insegura em saber se tá tudo certo e se esse é mesmo o caminho. Mas eu te proponho um desafio: Tente meditar diariamente, pelo menos 10 minutinhos, durante 30 dias. Você vai ver que a prática vai melhorando com o treino.

E você, tem vontade de meditar? Já medita? Então me conte o que mudou na sua vida com essa prática :D

(Visited 972 times, 1 visits today)
25 de setembro de 2017

RELATED POSTS

19 Comments

  1. Responder

    Franci Pacheco

    14 de outubro de 2017

    eu morro de vontade de meditar, acho que seria válido tu fazer um vídeo ensinando técnicas e dicas que funcionaram pra ti :D

  2. Responder

    Midori

    26 de setembro de 2017

    eu comecei a meditar há uns 5 meses. onde eu estou trabalhando, tem um grupo de meditação, e uma vez por semana a gente se reúne pra fazer 10min de alongamento e 10 de meditação. confesso que ainda não consigo me concentrar 100%, e ainda não criei o hábito de praticar todo dia. mas quero me dedicar mais.
    a vivo lançou um aplicativo bem legal. chama ‘vivo meditação’. ele tem vários áudios gravados pelo monge satyanatha. alguns são free, e outros são pagos. é um bom empurrãzinho pra começar :)

    • Responder

      Jéssica Flores

      2 de outubro de 2017

      Aah que demais! Amei essa dica :DD

  3. Responder

    Lis Tavares

    25 de setembro de 2017

    Oi G, amei o post também ;) Eu andava procurando algo que me ajudasse na ansiedade, além da medicação e terapia, pra falar a verdade, as vezes ficava muito triste por só conseguir me controlar usando medicação para ansiedade. Faz pouco mais de um mês que comecei a meditar, primeiro li algumas coisas e procurei algo mais imparcial, distante mesmo da religião em si. Estou amando fazer meditação. Me tranquiliza, me alegra, me enche de coisas boas. É só amor. Quero me aprofundar ainda mais.
    Quando quiser fazer um vídeo, será muito bem vindo. Pode fazer mais posts sobre isso também (leitora abusada).
    Beijo G, você é maravilhosa.

    • Responder

      Jéssica Flores

      25 de setembro de 2017

      Oi Lis, que bom que você gostou! Pode deixar que já estou programando posts sobre o tema :D Beijos

  4. Responder

    Eduarda Andries

    25 de setembro de 2017

    G, adorei esse assunto aqui no blog. Sou extremamente ansiosa e isso me atrapalha muito, principalmente no meu casamento. As vezes tenho atitudes compulsivas devido a ansiedade e depois fico mal por não ter conseguido me controlar. Faz uns meses que baixei o app da Ju Goes, o ZEN. Ele tem me ajudado bastante e super indico.
    Alias, você podia fazer um vídeo falando sobre ansiedade e como você lida com a sua, além da meditação.

    Beijos
    Amei a cara nova do blog! :)

    • Responder

      Jéssica Flores

      25 de setembro de 2017

      Oi Eduarda, tudo bem? Que legal que você gostou, eu vou fazer um post em breve com app para meditação e o Zen estará entre eles, comecei com ele também :DD Mil beijos

  5. Responder

    Gabi Aiello

    25 de setembro de 2017

    Oi G, amei o post. Estou nessa fase de tentar começar a meditar, mas ainda não consegui criar uma rotina sabe? Tenho lido alguns livros pra me ajudar a entender melhor e fazer da melhor maneira. Vc tem algum livro pra indicar em relação a isso? Beijos :*

    • Responder

      Jéssica Flores

      25 de setembro de 2017

      Sobre meditação especificamente nunca li, mas já li sobre outros temas. Posso indicar num outro post, se vocês quiserem :DD

  6. Responder

    Vanessa Farias

    24 de setembro de 2017

    Gê, adorei o post, comecei a ler um pouco sobre isso agora e estou interessada em experimentar, pelos mesmos motivos de ansiedade. Gostaria de te recomendar um programa que estou gostando, o Saúde de corpo e alma, da Mariana Ferrão, na radio globo, é sábado às 7h, mas dá pra ouvir no aplicativo também. Bjos

    • Responder

      Jéssica Flores

      24 de setembro de 2017

      Aaah que bacana, vou fazer um post com alguns aplicativos para meditação em breve também :D Muito obrigada pela dica.

  7. Responder

    Stephanie Prado

    24 de setembro de 2017

    Um post melhor que o outro G, amando essa nova fase do blog <3

    • Responder

      Jéssica Flores

      24 de setembro de 2017

      <3 <3 <3

  8. Responder

    Sara Aviz

    23 de setembro de 2017

    Amei o POST!!
    Quero muito começar a meditar, tenho ansiedade ao extremo, do meu nível de estresse subir de uma forma incontrolável, e me preocupar, me desesperar e me entristecer por possíveis coisas que podem acontecer e suas possíveis consequências. Sofro demais com tudo isso, tive o início de depressão por problemas na pós graduação e me afastei, mas tenho muitas “crises” de ansiedade. Amei muito suas dicas, quero muito começar!

    • Responder

      Jéssica Flores

      24 de setembro de 2017

      Você vai curtir muito! Logo post aqui alguns aplicativos para começar a meditar :D

  9. Responder

    Gisela Dalfeor

    23 de setembro de 2017

    G, quanta sintonia! Eu estou fazendo terapia desde abril por conta de um transtorno de ansiedade generalizada e justamente nas últimas semanas tenho estudado muito sobre meditação, comprei até alguns livros sobre o assunto e posso dizer pelo que já li que meditação melhora até mesmo partes do nosso cérebro (sim, aumenta áreas do nosso cérebro). Não vejo a hora se sentir plenamente o potencial dessa prática! parabéns pelo post!

    • Responder

      Jéssica Flores

      24 de setembro de 2017

      Hahaah, que demais!! <3 Beijos

  10. Responder

    JÉSSICA SANTOS

    23 de setembro de 2017

    eu já tentei meditar, mais achei que me deixou mais agitada kkkkkkk
    tenho muita dificuldade em ficar parada concentrada em uma coisa só e tive uma dificuldade enorme e acabei por desistir. :(

    • Responder

      Jéssica Flores

      24 de setembro de 2017

      No começo é assim mesmo, a mente fica pregando peças e não deixa a gente se desligar, mas depois melhora :D

LEAVE A COMMENT