Livro: Extraordinário + 5 motivos para ler/assistir

2017 já passa da metade mas ainda tem muita coisa boa por aí! Uma delas e, confesso, uma das mais aguardadas por mim, é a estréia da adaptação do livro Extraordinário para o cinema. Eu amo assistir filmes baseados em livros que eu li e amei, primeiro porque, se eu curti o livro, muito provavelmente eu vá curtir o filme e segundo que é sempre divertido dar “rostos” aos personagens que eu imaginei durante a leitura.

A única coisa estranha nisso tudo é que eu jurava ter feito resenha desse livro quando li no finalzinho de 2015, mas como não encontrei por aqui, vou contar um pouco da história e também te convencer, em 5 bons motivos, a ler ou assistir no cinema.

O livro conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma síndrome genética e que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias reparatórias e complicações médicas ao longo de seus poucos anos de vida. Até seus 10 anos de idade, Auggie foi educado em casa, quando na quinta série, começou a frequentar uma escola de verdade.

Ser o aluno novo nunca é fácil, quem já mudou de escola na infância sabe como é se sentir sozinho porque todo mundo parece se conhecer. Mas com um rosto diferente e que chama bastante atenção, pode ser ainda pior. Auggie precisa ganhar a confiança das outras crianças e vai ter um caminho bem longo para convencer os amigos de que, por trás da aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros.

Olhando superficialmente para essa sinopse, o livro parece bem voltando ao público novo-jovem, com temáticas escolares, relacionamentos adolescentes e aceitação. E na verdade, é mesmo! Mas eu diria que não é um livro que se limita à essa faixa etária, porque é extremamente sensível, cativante e nos faz refletir sobre como julgamos, muitas vezes inconscientemente, o que é diferente.

O livro é narrado, em sua grande maioria, do ponto de vista do Auggie, com escrita leve e fácil, (como uma criança de 10 anos realmente pensaria), e é muito comovente saber como ele se sente e como reage a situações de bullying, assédio e insegurança. Mas, indo completamente ao contrário do esperado, Auggie muitas vezes é irônico, sarcástico e brincalhão sobre a própria aparência. Ele tem questionamentos sobre o motivo de algumas pessoas não querem se relacionar com ele, mas em vários momentos ele esquece completamente que é por conta de sua aparência, e faz reflexões muito mais profundas sobre isso. Esse toque deixou o livro muito mais cativante pra mim. Outro ponto alto é a relação dos amigos e familiares do Auggie, todos eles são sólidos como uma rocha, estão lá para apoia-lo e não ligam para a aparência. É muito legal ver essa transição no decorrer das páginas e ver como o Auggie vai se aceitando junto com os amigos.

Resumindo, é uma história linda, comovente, emocionante e que me tocou profundamente. Mas por que mesmo você deve ler ou assistir?

1. É um livro inspirado no Respeito às Diferenças: Nós somos todos diferentes, cada um tem um jeito, uma personalidade, uma maneira de pensar… mas muitas vezes as diferenças físicas podem ser tratadas de uma maneira tão cruel que é impossível não se sentir tocado por essa história.

2. É um livro inspirador: Gentileza é a palavra chave desse livro. Em muitos capítulos, diálogos e mensagens soltas é possível encontrar frases encorajadoras e inspiradoras para exercer cada dia mais a gentileza com outras pessoas.

3. É uma história pra todas as idades: Sabe aquele livro que você acha que deveria fazer parte da grade escolar? Então, eu super votaria nesse! Ele inspira as crianças a lidarem melhor com as diferenças, dá uma aula sobre aceitação e ainda por cima, motiva os adultos a serem mais amorosos e gentis.

4. É gostoso de ler: Com uma narrativa fácil, vários pontos de vista e mensagens motivadoras é um livro que você vai ler em poucos dias. É impossível não se envolver e não querer “ver onde tudo isso vai dar”

5. Vai virar filme e tem o fofo do Jacob Tremblay no papel de Auggie: Desde que assisti O Quarto de Jack com esse ator, eu me apaixonei por ele. E agora, estou ainda mais encantada. Ele tem 10 anos e já está nos melhores papéis <3 Fofo demais!

Pra quem ficou curioso, olha só o trailer:

(Visited 584 times, 1 visits today)

RELATED POSTS

6 Comments

  1. Responder

    Laissa

    14 de novembro de 2017

    Já tô querendo assistir ao filme ^^

  2. Responder

    Franci Pacheco

    14 de outubro de 2017

    meu Deus, já chorei com o trailler! Que liiindo, quero muito assistir

  3. Responder

    Larissa Rehem | O dia da Lila

    3 de outubro de 2017

    Sem sombra de dúvidas, esse filme eu não perco por nada!!

    O livro é maravilhoso e o elenco está excelente!
    s2

    • Responder

      Jéssica Flores

      3 de outubro de 2017

      Eu também amei muito! <333

  4. Responder

    Maria Eduarda Hillesheim

    3 de outubro de 2017

    Sempre via esse livro na livraria, mas nunca me interessei – justamente pela capa (achava que era coisa infantil). Tapa na minha cara, né? Super ansiosa para assistir ao filme! E desejando desde já que você volte a falar sobre livros aqui ou no youtube!

    Beijos!

    • Responder

      Jéssica Flores

      3 de outubro de 2017

      Esse livro VALE MUITO A PENA! É lindo <33

LEAVE A COMMENT