9 Dicas práticas para ser mais organizado

Se tem uma coisa que eu sou quando quero alguma coisa é determinada! Eu chego até a assustar as pessoas de tão extremista que eu fico quando estou focada em uma meta. E no mês de Fevereiro eu tomei uma decisão: Viraria uma pessoa organizada! Mas uma pessoa organizada mesmo, não uma pessoa que só organiza o que gosta, sabe?  E comecei a escrever tudo que eu tinha que fazer na agenda, a marcar os horários, o tempo que eu levava para fazer cada coisa… Algumas amigas até riram de mim falando que eu ia ficar doida e que isso não duraria duas semanas, mas ó só! Tô me sentindo muito melhor com essa nova rotina :D

265c0940700e643e68a6dd8908b30954

pinterest

E, pensando em ajudar vocês a lidarem com isso, vim compartilhar as coisas que eu fiz e que deram certo comigo. Claro que se tornar uma pessoa organizada, tem que partir de você, mesmo porque você vai abrir mão de algumas coisinhas para que isso aconteça, então não adianta nada fazer isso porque outras pessoas estão pedindo, viu? Outra coisa muito importante é que você precisa aprender o que funciona com você. Eu, por exemplo, preciso ter alguém me cobrando, sabe? Não funciono muito bem sozinha! Então, como eu trabalho em casa e não tem ninguém para puxar minha orelha, a solução que encontrei foi anotar TUDO, assim a minha agenda funciona como “chefe” aqui em casa.

Anotem as diquinhas:

  1. Crie uma rotina: Isso é muito importante, principalmente no começo, quando você não está acostumada a lidar com tudo e acaba ficando meio perdida em tantas coisas para fazer. Comigo foi assim, eu anotei todos os horários (ex: 7:30 – Acordar + Tomar café + Rotina de Pele | 8:00 – Arrumar a Cama + Lavar Louça | 8:30 – Varrer a casa  + Recolher a roupa | 9:00 – Passeio com o Toddy…) e aguentei muita “zoeira” por causa disso. Minhas amigas dizendo que eu tinha que anotar a hora de ir ao banheiro ou de beber água, mas funcionou, viu? Porque assim eu consegui me desligar de outras coisas e focar minha energia só no que eu tinha que fazer. Assim o dia rende muito mais e você sempre sabe o que fazer depois, não perde tempo pensando no que precisa resolver. E depois você vai deixando essa rotina mais flexível, quando já estiver acostumada a fazer as coisas sem precisar ficar checando na agenda.
  2. Se livre da preguiça: Com a nova rotina, eu precisei acordar mais cedo e parei de postergar as tarefas chatas de casa. Por isso que eu disse no começo que precisa partir de você, porque senão, você não vai querer fazer as coisas chatas e vai sempre querer organizar as maquiagens, itens de papelaria (só as coisas legais). Mas, se você não tem tempo de manhã ou não quer acordar antes para fazer isso, faça à noite, no intervalo do almoço ou na hora da novela. Pegue uma gaveta de papéis e contas e leve para o sofá, vá separando tudo enquanto vê TV.
  3. Comece arrumando a cama: É incrível como a cama tem o poder de deixar o quarto arrumado ou bagunçado, já repararam? Se o quarto está limpinho, com tudo no lugar, mas a cama está revirada, parece que o quarto todo está desorganizado. Por isso, sempre comece arrumando a cama, mesmo se você não se programou para arrumar o quarto naquele dia. Por isso vai te deixar satisfeita e vai fazer você ficar mais empolgada com as outras tarefas.
  4. Tirou do lugar, guarde: Isso virou lei aqui em casa! Se você tirar do lugar e depois deixar jogado num canto, aquilo nunca vai “se guardar sozinho”. Então quando chegar em casa, tire os sapatos e guarde no lugar, tire a roupa e separe o que é para lavar e o que vai ser guardado. Se você usou um óculos, coloque na caixinha, evite deixar as coisas para depois.
  5. Não deixe as coisas acumularem: Esse é o segredo! Se você deixar as coisas acumularem, a sua preguiça vai dobrar de tamanho e você nunca vai querer começar a arrumação. Portanto, sempre que sujar louça, lave na hora porque é muito mais fácil e rápido lavar 4 coisinhas, do que lavar a pia toda, né? Isso funciona com tudo. Com os sapatos na entrada, com as roupas na cadeira da penteadeira, com as chaves e papéis de mercado em cima da mesa da sala…
  6. Termine tudo o que começar: Sempre que for começar uma tarefa, foque nela e só pare quando terminar. Mesmo que o tempo necessário ultrapasse aquele que você estipulou no começo. Isso vai fazer você se sentir mais realizada e motivada do que se abandonasse as coisas pela metade. Fora que assim você consegue concluir mais coisas no final do dia, ao invés de deixar tudo para o dia seguinte.
  7. Se desligue das redes sociais: Tenha um tempo para acessar os emails, os vídeos do Youtube, as conversas no Whats, os blogs preferidos…mas quando não for a hora, se desligue. Se concentre somente no que você precisa fazer naquele momento e deixe o celular longe de você (ou desligue o wi-fi) para evitar aquele sonzinho hipnótico do Whats e a curiosidade de ler as mensagens
  8. Faça disso uma coisa boa: Ser organizada pode ser bom! Acreditem! É muito gostoso chegar em casa e ver que a cozinha está limpinha, a cama está arrumada e você pode curtir um livro ou um seriado à noite sem sair correndo juntando as bagunças espalhadas. Se lembre sempre do sentimento de “dever cumprido” que você sente ao terminar as tarefas e se orgulhe delas.
  9. Se motive: E por último, mas não menos importante. Se motive sempre! Crie uma playlist de “tarefas domésticas” ou “tarefas do trabalho” e coloque músicas alegres e descontraídas para tocar. Você também pode se dar uma recompensa quando terminar aquela tarefa que você está adiando há dias (aquela que toma muitas horas ou alguns dias, sabe? Como organizar os armários da cozinha e colocar os mantimentos em potinhos etiquetados) pode espalhar frases motivadoras pela casa, pode marcar um jantar em casa com os amigos e mostrar como tudo está bem melhor agora que tudo está no seu lugar.

15561120262_5e4b83f304_c

imagem

É isso, são dicas práticas e que todo mundo conhece, né? Mas parece que quando a gente junta tudo assim, fica mais fácil de assimilar. Espero que vocês tenham gostado e, se começarem a praticar alguma delas, me conte nos comentários.

(Visited 385 times, 1 visits today)
11 de março de 2015

RELATED POSTS

39 Comments

  1. Responder

    Lary

    16 de janeiro de 2016

    Ola
    Eu sempre fui bem organizada, entao nunca precisei de uma rotina muito fixa, mas desde que o Miguel nasceu, eu venho me perdendo muito. É muito difícil dar conta da casa e de um bebê, principalmente quando você passa quase que o dia todo sozinha e não tem alguém pra quem designar tarefas. Espero que minha vida se torne organizada novamente.

    Vidas em Preto e Branco

  2. Responder

    KAMILA

    10 de novembro de 2015

    Ótimas dicas!!

  3. Responder

    Lígia Dantas

    29 de abril de 2015

    Olá G! Gostaria de saber: nessa correria do dia-a-dia, qual o tempo em que você se dedica ao Blog num contexto geral, Blog, gravação, edição…

    Super beijo!

    • Responder

      G Florees

      5 de maio de 2015

      24 horas por dia, kkkk, não tem como se desvincular :D

  4. Responder

    Aline Zukurov

    17 de março de 2015

    Oi Gê! Que legal!

  5. Responder

    Camilla

    16 de março de 2015

    Muito bom, Gê! Tudo que eu precisava! Tava desmotivada exatamente por haver acumulado… Vai dar certo! Kkkk Bjo grande..

  6. Responder

    Bruna Priori

    16 de março de 2015

    G você já viu o blog vida organizada lá tem várias dicas de organização, decobri ele depois de ler esse post e querer me aprofundar mais no assunto organização
    Espero que seja mais organizada depois post
    Bjs
    Tenha um trabalho abençoado

  7. Responder

    Larissa Junges

    15 de março de 2015

    Sou uma pessoa organizada e adoro!!! mas o que preciso colocar em prática e pra mim é o mais difícil é me desligar das redes sociais. De fato, quando desligo o wifi, me concentro e foco no que está fazendo. Mas com a net ligada…toda hora interrompo o que estou fazendo e gasto o dobro do tempo pra concluir!!!

  8. Responder

    Uma Interessante Vida

    15 de março de 2015

    Excelentes dicas, flor! E quando a gente não deixa as coisas acumularem, de fato tudo flui melhor. bjs e bom domingo

  9. Responder

    Mag Halat

    13 de março de 2015

    adoreei as suas dicas e suuper me identifico com você Je!!!
    aompanho o seu blog há uns 3 anos e amoo!!! parabéns viu!
    Sempre fui bagunceira mas de uns tempos pra cá a minha bagunça começou a me irritar e também decidi ser mais organizada! com certeza vou usar as suas dicas! beijos

  10. Responder

    Marilia P

    13 de março de 2015

    Eu só funciono com rotina e organização. Se por preguiça fico sem rotina e as coisas ficam desorganizadas, meio que entro numa depressão, não quero fazer mais nada e fico vegetando (tipo essa semana). Mas aí já programo a próxima semana toda pra seguir horários e fazer tuudo certinho. Tem gente que detesta isso, né?, mas pra mim a vida flui muito melhor na base da organização! rs

  11. Responder

    valéria santana

    13 de março de 2015

    Jéssica, eu sou exatamente como vc ,apesar de um tempo estar sem muita organização, mais nunca é tarde pra começar, nem esperar a segunda feira, pode ser agora!!!
    Amei esse planner é seu ? se for onde encontrou ? Beijinhos

    • Responder

      G Florees

      13 de março de 2015

      Não é meu, eu peguei a imagem de um blog, a fonte está abaixo da foto :D

  12. Responder

    Julyara Gonçalves

    13 de março de 2015

    Gê anotei tudo e tô super comprometida a colocar em prática! Eu trabalho em casa com meu marido e mantenho o blog junto, e sempre me enrolo com as minhas coisas… principalmente a organização da casa. E de uns tempos pra cá nem vídeos e o insta eu consigo ver mais por causa da falta de tempo, mas são coisas que eu gosto de fazer e sinto falta! Ainda pra ajudar eu comecei um curso de consultoria de imagem e meu tempo diminuiu mais ainda… vou super tentar aplicar suas dicas… chega uma hora que precisamos pausar e ser radicais mesmo pra fazer dar certo né, senão não vai mesmo… Muito obrigada por compartilhar viu! Bjs bem grandes!

  13. Responder

    Ster Avelar

    13 de março de 2015

    Ai G, como eu sofro com a minha preguiça kkkk Eu comprei o livro, li suas dicas, e agora tenho que colocar em prática. Tenho coisas importantes pra resolver na minha vida que a falta de organização ta impedindo. Mas vou conseguir! rs! Obrigada pelas dicas, vc é demais <3

  14. Responder

    Kely Christiane

    12 de março de 2015

    Oi Jéssica, amo teu blog, principalmente as dicas literárias, acompanho todas. Curti muito este post e confesso que sigo todas as dicas desde que me entendo por gente. Sou extremamente organizada, já cheguei até fazer terapia para analisar se eu não tinha nenhum problema kkkkk. Mas isso sempre partiu de mim,gosto de ver tudo certo e organizado senão eu piro. Confesso a ti que isso irá te ajudar muito,pois terá mais tempo sobrando para se divertir e fazer as coisas que gosta. Boa organização G, sucesso, vou acompanhar por aqui sua nova jornada e me diga como está se saindo.

  15. Responder

    Lívia Santiago

    12 de março de 2015

    Eu tenho um livro muito bom sobre um assunto relacionado: “Checklist – Como fazer as coisas benfeitas” (Atul Gawande). Esse que inspirou seu post parece ser bom também, tá na minha lista!
    Sobre as dicas do post, a número 5 é muito útil, pena que sempre tem um chefe que te interrompe de 10 em 10 minutos pedindo uma coisa aleatória “pra ontem”, kkkk. Trabalho fazendo análises de custos e árvores de falha, me exigem concentração e essas interrupções matam minha produtividade. E pior, não posso fazer nada quanto a isso… Mas as outras dicas já me animaram a comprar o livro, porque né, temos que fazer o possível pra melhorar.
    Ah, uma coisa que me ajudou muito a ganhar tempo de vida foi silenciar os grupos do Whatsapp e desativar as notificações de redes sociais! Nunca mais o celular tocou sem ser caso de vida ou morte, rsss!
    Amei o post!

  16. Responder

    Tatiane Nascimento

    12 de março de 2015

    Dicas maravilhosas,preciso muito me organizar.

  17. Responder

    Joice Loura Cabral

    12 de março de 2015

    Essas dicas vc pegou no livro Organize-se num Minuto?? Estou pensando em comprar.

    • Responder

      G Florees

      12 de março de 2015

      Sim, a maioria aprendi lá, mas também leio alguns blogs sobre o assunto e acabei desenvolvendo isso na minha vida mesmo :DD

  18. Responder

    Franci Pacheco

    12 de março de 2015

    Amei esse post.

  19. Responder

    Ana Paula Orso

    12 de março de 2015

    Nossa, parece que você ouviu a conversa que eu e meu marido tivemos ontem heheheheh… Eu tenho uma dificuldade enorme de me organizar, como eu trabalho só a tarde, durante a manha eu só enrolo, e não faço nada de produtivo. Achei as dicas excelentes. Colocarei em prática certamente. Abraços

  20. Responder

    Tábula Davies

    12 de março de 2015

    Oii G!! Muito boas as dicas, adorei. É tão dificil a gente se organizar no dia a dia.
    Vem conhecer o meu blog http://dossiefeminino.com.br/
    Parabéns…
    Bjs

  21. Responder

    Erika Lais

    12 de março de 2015

    Olá, Ge ! Você me surpreende a cada post incrível como o que você disse é tudo uma super verdade é bem mais legal organizar as gavetas de maquiagens rs !
    Adorei as dicas irei adotar e aptar a minha rotina.
    Um super beijo !

  22. Responder

    Gabriela

    12 de março de 2015

    Ótimas dicas! A melhor delas é “Termine tudo o que começar”, odeio deixar coisas inacabadas. http://www.alemdolookdodia.com

  23. Responder

    renata

    12 de março de 2015

    Gê,amei as dicas vou colocar em pratica,uma coisa que funciona super comigo na limpeza pesada, é cada semana limpar algo que não seja da rotina semanal tipo portas e janelas coisas que não fazemos sempre!!!

    • Responder

      G Florees

      12 de março de 2015

      Eu também tenho feito isso :DD Já limpei as janelas, o banheiro, organizei o armário da cozinha…

  24. Responder

    Bruna Seifert

    12 de março de 2015

    Gê, já te falei isso uma vez, mas você é a blogueira mais organizada!haha Sério mesmo.
    Amei essas dicas e são coisas que já pratico no dia a dia. Trabalho o dia todo fora, então busco sempre deixar a casa arrumada ao sair (sempre penso também: vai que alguém pede para ir lá em casa depois do trabalho?hahaha). Às vezes fica apenas a louça do café da manhã, porque não dá tempo de lavar. Muitas pessoas me acham louca por acordar às 6h30 da manhã na sexta (entro às 9h no trabalho) para fazer aquela limpezona na casa. Mas nada melhor do que chegar em casa e tudo estar limpo, né? Ainda mais na sexta. Aí tenho o final de semana inteiro para descansar. NÃO CONSIGO VIVER NA BAGUNÇA!hahaha
    Agora só preciso organizar meu dia em relação aos exercícios físicos!hehehe

    • Responder

      G Florees

      12 de março de 2015

      Eu também sempre penso: “Vai que alguém pede pra ir na minha casa” HAHAHAHA

  25. Responder

    Rafaela Voigt

    12 de março de 2015

    Tu sabe que sou super tua fã né? Mas depois dessa, te amo mais hahah
    Vou adaptar pra minha rotina de estudante! Estou muito desorganizada com as coisas da faculdade… :(

    • Responder

      G Florees

      12 de março de 2015

      <3

  26. Responder

    Micaela

    12 de março de 2015

    G adoreeei as dicas de organização! Sempre bom ler algo assim para nos inspirarmos a ser melhores. Essas dicas que vc sinalizou são bem interessantes e motivadoras.

    Obrigada!

    bjss

  27. Responder

    Cinthya Araujo

    12 de março de 2015

    Nossa Ge, este post falou realmente a minha necessidade e fragilidade no momento, dicas muito boas, e inspiradoras para eu começar a me organizar… Eu era um pouco organizada mais estou passando por alguns problemas que me fizeram relaxar de vez, e com isto, o desanimo e a inercia bateram na pessoa aqui, e com isto me desconheci,não sou eu no momento, e estou aos poucos recolhendo os cacos que deixei em cada lugar, e com certeza uma organização, mudanças nos hábitos vão resolver metade dos meus problemas,não estou na melhor fase, e sou como você, nada como ver tudo no lugar é uma satisfação imensa de dever cumprido, algo muito bom e que nos motiva mais, dicas muito motivadoras e inspiradoras que vão me ajudar com certeza.Por isto que você é a minha blogueira favorita…. Tudo de Bom!!! Parabéns pelo Trabalho!!!!

    • Responder

      G Florees

      12 de março de 2015

      Oi Cinthya, mas se você sempre foi organizada é mais fácil retomar o hábito, né? Dificil é pra mim que sempre fui preguiçosa e bagunceira, hahahah

      • Responder

        Cinthya Araujo

        12 de março de 2015

        Mais nunca fui organizada 100%,kkkkkk, sou preguiçosa também,quando vi que o meu guarda-roupa estava em situação de miséria, eu vi que estava com problemas sérios, e estou mesmo, quando a própria pessoa se desconhece, é grave a situação….. mais sabe existem momentos na vida da gente, que não é só voltar,tudo se torna mais difícil,então estou colocando aos poucos as coisas no lugar, mais como é um momento de fragilidade, acho que uma motivação e inspiração ajuda bastante!!!!! Mais no final dá tudo certo!!!!!Tem que dar não é, quem sobrevive a bagunça e desorganização, ninguém!!!!kkkkk

  28. Responder

    Lis

    12 de março de 2015

    Oi G, tenho uma dica para ajudar a controlar o tempo: a técnica do pomodoro. Já ouviu falar? Tradicionalmente é usada para estudar (tenho usado e é muito boa), mas pode ser usada para outras coisas, é só baixar o aplicativo no celular. Bjs!

    • Responder

      G Florees

      12 de março de 2015

      Já sim, acontece que pra mim ela não funciona muito bem porque eu não consigo deixar nada pela metade, e se eu faço pomodoro e acaba o tempo, eu continuo fazendo o que comecei, sabe? Ai não rola a recompensa, hahahaha :D Mas é uma ótima dica!

      • Responder

        Lis

        15 de março de 2015

        Comigo também é um pouco assim dependendo da tarefa, aí eu faço vários pomodoros até acabar o que estava fazendo…hahahah :P Bjs!

LEAVE A COMMENT