7 Dicas para tirar fotos de comida para o instagram

Fotografia é sempre muito pessoal, né? Tem gente que tem um jeitinho todo diferente de fotografar algo, um olhar que foge do convencional, um ângulo que quase ninguém explora… mas se tem uma coisa que todo mundo quer saber é: Como melhorar as fotos? Ainda mais se elas forem de comidas, porque não sei vocês, mas pra mim, as fotos de comidas são as mais trabalhosas, porque você precisa passar toda aquela sensação de experimentar algo através da foto, então ela tem que tem alguns cuidados:

1. Iluminação: Essa regra funciona bem pra todas as fotos: de qualquer coisa, paisagens, looks, selfies…mas pra comida, uma boa iluminação é essencial! Ninguém quer tirar uma foto com cores não reais ou deixar o prato pálido ou escuro demais. Tem que passar verdade, pra que tudo apareça e resulte naquela foto bem suculenta e que dá vontade de pular na tela e pegar um pedacinho. Minha dica é: Aproveite a luz natural! Se você está em casa, vá pra frente da janela, leve o prato pra varanda, aproveite o lugar onde o sol bate mas não diretamente! A luz difusa é muito mais bonita. Se você está em um lugar fechado, faça “luz” com outros celulares, peça pros amigos segurarem a luz pra você fazer o clique perfeito.

2. Não use muitos filtros: Tá, eu sei que com essa onda de feed combinando é difícil não querer mexer na foto. Mas pense por esse lado: imagina você mexer nas cores da foto e deixar uma cenoura verde ou um tomate rosa? Não é legal, né? Por isso, as fotos de comida precisam ser o mais reais possíveis, sem muitos efeitos. Se você está seguindo uma cor no seu feed, minha dica é usar elementos dessa cor como fundo de foto e aí vamos para a próxima dica.

3. Aproveite todos os elementos: Você tem um prato bonito em casa, uma tábua de madeira, jogos americanos, livros, revistas, paninhos ou até roupas que podem ser usadas na composição das fotos? Então use! As fotos ficam muito mais bonitas com vários elementos, deixa o visual mais rico em detalhes. Se você estiver num restaurante, minha dica é pegar o cardápio, algum vasinho de planta da mesa, celulares dos amigos e até o seu óculos de sol para compor a foto. Fica demais!

4. Não se limite apenas à cozinha: Fotos na cama são muito legais, no sofá, na piscina… vale a pena explorar outros ambientes da sua casa para fazer um clique bem diferentão. Se você estiver em restaurantes, pode escolher a mesa perto do balcão e fazer uma foto mostrando mais da preparação do prato também.

5. Escolha bem os pratos: Essa pode ser a pior dica de todas, mas acreditem, pratos coloridos, com bastante frutas, legumes e verduras são incrivelmente mais fáceis de fotografar. Claro que ninguém vai escolher o prato no cardápio de acordo com as cores que ele tem, mas se você você pedir algo assim, aproveite para fotografar muuuuito. Vocês não tem ideia do quão dificil é fotografar um risoto, kkkkk.

6. Limpe as beiradinhas dos pratos: As vezes, na correria, a gente deixa uma migalhinha aqui, outra ali, uma manchinha de molho… as vezes isso acontece até em restaurante, então a dica é dar uma inspecionada e, se precisar, dar uma limpadinha. A foto fica muito mais bonita e da menos trabalho do que você ter que limpar depois no facetime ;)

7. Não demore muito para fotografar: Um ponto negativo das comidas é que elas são perecíveis, então quanto mais você demora para fotografar mais ela muda de textura e cor. Se for sorvete então, tem que correr! Mas as saladas podem murchar, as frutas escurecer, a bebida perder a espuma… fora que a pessoa que tiver almoçando com você vai ficar bem brava se você demorar muito, kkk.

Prontinho! Curtiram as dicas? Se vocês usarem alguma delas, me marquem que eu quero muito ver e curtir :D

(Visited 736 times, 1 visits today)
22 de setembro de 2017

RELATED POSTS

7 Comments

  1. Responder

    Franci Pacheco

    15 de outubro de 2017

    essas dicas serão muito válidas

  2. Responder

    Geovanna

    26 de setembro de 2017

    Fotografar comida é difícil mesmo! Mas, para mim, o mais é fazer uma comida “fotografável” hehe.
    Amei a carinha nova do blog, G

    • Responder

      Jéssica Flores

      2 de outubro de 2017

      Hahahaha, verdade! Super desafio :D

  3. Responder

    Jessica

    22 de setembro de 2017

    Olha, sigo seu blog no Bloglovin e por isso não tenho costume de entrar pelo link, mas hoje vim visitar pelo link apenas para olhar a cara nova do blog :D
    Achei que ficou mtu lindo, tua cara. E adorei esse post, adoro tirar foto de comidas hahahahha

    • Responder

      Jéssica Flores

      22 de setembro de 2017

      Aaah que legal! Muito obrigada, adorei saber que você curtiu a nova carinha do blog <3

  4. Responder

    Midori

    22 de setembro de 2017

    muuito difícil fotografar risoto mesmo! mas é um dos melhores pratos ♥
    eu amo fotografar comida! e como sou chata e perfeccionista, fico tirando 1000 fotos quando o prato chega, e acabo comendo a comida não tão quentinha quanto quando ela chega rsrsrs

    ah! e o layout novo ficou lindão ^^

    • Responder

      Jéssica Flores

      22 de setembro de 2017

      Hahahaha, acho que somos todas assim, também como a comida já morninha! <3 Muito obrigada, fico feliz que você tenha curtido o novo layout <3 Beijos

LEAVE A COMMENT