5 Motivos para usar longa exposição em suas fotos

Da ultima vez que fui para NYC, uma das minhas exigências era subir no Rockfeller Center no por do sol para tirar algumas fotos. Eu nunca tinha subido mas imaginava que seria demais, com uma vista linda e com as cores mágicas do por do sol (que é a minha hora preferida do dia). Essa, inclusive, seria a oportunidade perfeita de tirar aquela foto de longa exposição que tem virado “tradição” nas minhas viagens.

Começou em Dresden, na Alemanha, com essa foto aqui:

guia-de-viagem-dresden-alemanha-onde-ir-onde-comer-pontos-turísticos-borboletas-na-carteira

E, como eu já contei nesse post sobre Como tirar boas fotos à noite sem a ajuda do flash, tinha aprendido essa técnica no curso de fotografia mas nunca tinha colocado em prática. Na teoria eu sabia como funcionava, mas não imaginava que o resultado seria tão incrível. Tanto que repeti a foto em Praga, na República Tcheca, na mesma hora, no finalzinho da tarde:

IMG_4555

E, claro, em NY, no Top of the Rock. Lembro que no dia que eu estava tirando essa foto, tinha um cara do meu lado tentando fazer a mesma coisa, só que ele não sabia direito como ajustar a câmera na longa exposição e a foto dele ficava sempre igual, normal, sabe? E ele olhava pra minha câmera com aquela cara de: “Como faz isso?”. Se você quiser saber como fazer, é só ler esse post aqui.

IMG_8599-001

Hoje eu vou listar 5 ótimos motivos para você usar a longa exposição:

1. Você pode tirar fotos noturnas com as cores mais intensas: Esse é o caso das fotos acima. Com a longa exposição você consegue pegar as cores do céu e ao mesmo tempo as luzes da cidade. Com a exposição normal, o céu ficaria completamente escuro e você teria uma imagem só com pontinhos de luz.

arc-de-triomphe-at-night-long-exposure-road-images

2. Você consegue fazer rastros de luz: Tem efeito mais lindo do que esse? Isso acontece porque a foto demora mais para ser tirada do que o tempo que o carro leva para passar pela câmera. Então o que a gente vê é somente as luzes das lanternas <3

16122629.GCT

3. Dá para fazer todas as pessoas desaparecerem: Exceto as que ficarem paradas pelo tempo que sua câmera levar para bater a foto. Inclusive, você pode ficar paradinho ali no meio, e enquanto todo mundo vira fumaça, você fica super nítido e ainda tem uma foto única.

Tucker_Brook

4. As cachoeiras viram véus: Esse efeito também é maravilhoso e muita gente acha que é edição ou photoshop, mas não. É só deixar a exposição mais longa que a água vai parecer um véu, e se você deixar a exposição curta, vai dar pra ver todas as gotinhas :)

MonsarazConvento-TheMoonMilkyWay-net

5. Muitas estrelas no céu *__*: Confesso que, de todos os cenários que eu listei, esse foi o único que ainda não tentei. Mas acreditam que esse tipo de foto tem até um nome específico: astrofotografia e existem vários cursos para quem quer aprender a tirar fotos do céu. Para conseguir esse resultado, dá um pouco mais de trabalho do que as outras fotos, você precisa escolher um lugar sem muita iluminação, um ponto plano ou alto e torcer para o céu estar limpo durante a noite. Ah, a exposição para essas fotos variam de 30 a 60 segundos então é preciso um tripé e controle remoto (ou utilizar o timer de disparo). Quero muito tentar essa foto, assim que eu fizer isso, mostro para vocês no instagram. Enquanto isso, me sigam por lá – GFlorees

Gostaram das dicas? Vocês já tentaram alguma foto assim?

(Visited 274 times, 1 visits today)

RELATED POSTS

18 Comments

  1. Responder

    Marilia P

    19 de maio de 2015

    Que fotos incríveis! Amo fotografia e acho esses “efeitos” fantásticos, mas acho muito difícil de fazer, rs. Fico só rodando o botão da máquina até achar uma iluminação boa, sem noção, e a única coisa que consigo é uma foto toda borrada, rs.

  2. Responder

    Lali Tigre

    17 de maio de 2015

    Oi Jessica!
    adorei a dica, to louca para tentar. Feliz aniversario, um pouco atrasado.
    Estou adorando os videos e em um mês você se tornou uma inspiração e estou aprendendo muito com você. Até assisti os primeiros videos para ver como eram.
    Falei de você lá no meu blog.
    bjs

  3. Responder

    talita

    15 de maio de 2015

    Amei. Mas o longa exposição é uma função q só encontramos em câmeras fonográfica?

    • Responder

      G Florees

      24 de maio de 2015

      Em qualquer câmera que tenha função manual você consegue alterar o tempo de exposição :D

  4. Responder

    Erika

    14 de maio de 2015

    Oie G, já deixei um comentário por aqui, mas também queria pedir uma dicas de como fotografar aquários. você sempre tem fotos lindas em aquários e queria aprender a tirar também :) bjss

    • Responder

      G Florees

      24 de maio de 2015

      Poxa, não tenho dicas, é só fotometrar no aquário e deixar o resto ficar mais escuro mesmo :D

  5. Responder

    Julia Kubrusly

    14 de maio de 2015

    Sempre tiro foto de noite aumentando a exposição (a não ser que seja foto de pessoa) e amo fazer esse véu nas cachoeiras. Tirei em setembro do ano passado minha primeira foto do céu, mas tirei em uns 15 segundos e mesmo assim, aproximando, deu pra ver o rastro das estrelas se mexendo no céu. Eu queria um tripé, mas sei que ia usar pouco por ser um trambolho, aí fico adiando a compra.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  6. Responder

    Tatiane Nascimento

    14 de maio de 2015

    Muito lindas as fotos,E Parabéns pelo niver…beijo

  7. Responder

    Carolina Leal

    14 de maio de 2015

    Oi G, adorei o post!

    Amo fotografar paisagens e a exposição realmente deixa um efeito lindo!

    Beijos

  8. Responder

    amandinha

    14 de maio de 2015

    Oláaa G!! ameei a dicaa! sempre me perguntei como deixavam a agua de cachoeira com esse efeito!!! rs faça mais posts assim! encontro pouco sobre esse assunto e eu amo fotografia! esse efeito da longa exposição existe em todas as cameras profissionais? aproveitando aqui, como se faz pra fazer o efeito de foco, pra embaçar o fundo e só ficar a pessoa mais nitida? tem lente especifica? beijaao

    • Responder

      G Florees

      24 de maio de 2015

      Sobre a longa exposição, todas as câmeras com modo manual conseguem fazer isso, sobre foco e desfoco, tem nos outros posts aqui no blog <3 Beijos

  9. Responder

    Franci Pacheco

    14 de maio de 2015

    amei a dica, mas nunca tentei fotos assim.

  10. Responder

    Erika Klimke

    14 de maio de 2015

    Nossa G aprendi isso também no curso, mas nunca testei, vou praticar, porque as fotos ficam realmente incríveis :) bjsss

  11. Responder

    Livia

    14 de maio de 2015

    G! Eu amo seus posts de fotografia.
    Acho que podia até rolar um vídeo para responder as dúvidas da galera. Assim vc pode mostrar na prática como fazer boas fotos.
    Beijinhos
    http://www.UmPinguinho.com.br

  12. Responder

    Mirian

    14 de maio de 2015

    UAU!
    Just…
    UUUAAAU!

  13. Responder

    Barbara Guzman

    14 de maio de 2015

    Gê, adoro esse tipo de foto, você já brincou de light painting? É quando você faz isso numa sala escura, com uma lanterna apontando para a câmera, fazendo algum desenho ou escrevendo alguma coisa. Fica muito legal :-)

    • Responder

      G Florees

      24 de maio de 2015

      Já brinquei sim, inclusive quero ensinar aqui no blog :DD

LEAVE A COMMENT