5 dicas práticas para ler mais

Recentemente eu li um post no blog Beleza Interior, da minha amiga Maraisa, e fiquei encantada com o assunto. Nele, ela dava dicas que funcionaram para ela e que a ajudaram a ler mais. Gostei muito das dicas e da idéia do post (para ler o post completo, clique aqui) e resolvi compartilhar com vocês as coisas que me fizeram ler mais e com mais frequência, algumas são iguais ou parecidas e outras são diferentes.

5 dicas para ler mais e com mais frequencia leitura borboletas na carteira

Primeiro preciso dizer que ninguém nasce com aquela vontade de ler, exceto as pessoas que são realmente apaixonadas por estudo e leitura (o que né, não era o meu caso). Então por muito tempo, até meus 15 anos, eu vi a leitura como um fardo, como “algo que a professora passava para deixar a vida dos alunos mais chata” e odiava. Até que, descobri um gênero que adorei e tudo mudou!

Então, obviamente, essa é a minha primeira dica:

  1. Encontre um tipo de livro que te envolva e que te faça participar da história: No meu caso, foi o suspense-policial. O primeiro livro que eu me lembro de ter lido foi o Aventura no Egito (inclusive estou louca para comprá-lo porque não tenho, nem sei como eu li, se peguei emprestado ou se eu tinha e emprestei para alguém), que contava a história de alguns amigos desvendando bilhetes misteriosos no Egito. Aquilo me prendeu de tal maneira que não conseguia parar de ler. Depois de um tempo, vieram os livros da Agatha Christie, que até hoje é a minha autora preferida.
  2. Ache seu local preferido: Ler em um local silencioso e sentada de maneira confortável é muito mais gostoso. Portanto, vá tentando! No sofá, na cama, na cadeira da cozinha, na varanda, no escritório… até que você ache o seu lugar ideal. Eu gosto muito de ler no sofá e na cama, embora eu não fique na posição mais correta do mundo, é onde me sinto acolhida, sabe? E posso passar horas lá sem perceber.
  3. Defina seu melhor horário: Uma vez eu li um artigo, em algum lugar que não me lembro (sou ótima em usar referências que não me lembro, rs) que o nosso corpo tem horários. Por exemplo, uma hora depois de você acordar, é o seu momento aprendizado, três horas depois, é seu momento exercício físico, enfim…não são esses os horários certinhos mas só para vocês entenderem que existem momentos do nosso dia que nosso corpo responde melhor a determinada atividade. Por isso é importante achar a melhor hora. Eu gosto muito de ler de manhã, também leio à noite, mas nunca aguento ler muito, acabo pegando no sono…
  4. Se cerque de pessoas que gostam de ler: Pode parecer bobeira, mas perfis de fitness não nos inspiram quando queremos ter uma vida mais saudável? Perfis de culinária não nos inspiram a cozinhar mais? Então por que com a leitura seria diferente? Eu amo assistir vídeos de Book Haul, Livros lidos e passo horas no Youtube assistindo resenhas e anotando nomes de livros que eu gostaria de ler. Indico dois canais que gosto muito: Minha Estante e Garota It.
  5. Trace metas: E por último, mas não menos importante, comece aos poucos mas com determinação. Trace pequenos objetivos: “Vou ler 1 capítulo hoje”, “Vou ler 10 páginas”, “Vou ler 1 livro por mês”… Assim é mais fácil de acompanhar o desempenho e você não se frusta traçando objetivos muito maiores do que sua disposição. O que eu gosto de fazer é dividir o livro em dias e ler aquela quantidade de páginas diariamente. Como nem sempre o capítulo acaba nas paginas certinhas, eu acabo lendo sempre mais. Funciona comigo.

Essas são as dicas que eu tenho para que vocês consigam ler mais. Mas vá aos pouquinhos e não se frustre se não conseguir logo de cara, ler é um exercício como qualquer outro e precisa de um pouco de condicionamento.

Agora me contem, vocês têm alguma dica para compartilhar? 

(Visited 143 times, 1 visits today)

RELATED POSTS

66 Comments

  1. Responder

    valdecy vernier

    16 de maio de 2018

    Muito legal seu blog.!!! Senti que esta faltando você dar umas dicas de decoração. me parece que vc tem um bom gosto !!!
    conte com a gente para um possivel post sobre Decoração com espelhos e vidros !! existe muita coisa legal vale apena fazer um post colocando seu ponto de vista sobre tudo !! Abraços e Sucesso !!!

  2. Responder

    Josi

    7 de novembro de 2014

    Oii G! Adoro seu blog! Já faz um tempinho que acompanho e umas das coisas que me incentivou a voltar a ler foram suas resenhas de livros. Também gosto muito de suspense-policial e tenho 2 indicações pra fazer o primeiro é da Lisa Gardner Sangue no gelo que acabei de ler e adorei e o outro é No Escuro da Elizabeth Heynes outro que acho que você vai gostar. Muito sucesso!

    • Responder

      G Florees

      14 de novembro de 2014

      Ebaaa! Obrigada pelas sugestões <3

  3. Responder

    Vanny

    27 de julho de 2014

    Olá, descobri seu canal a pouco tempo e estou gostando bastante!!

    Infelizmente, não tenho hábito de ler livros :( já perdi a conta de quantos comecei a ler, gostei e mesmo assim não terminei!! Embora minha mãe tenha tentado me influenciar a ler, não “peguei” o gosto pela leitura. Admiro quem lê um monte de livros e de forma rápida como vc. Eu sou devagar, quase parando hahaha começo ler num dia e depois esqueço do livro, consigo fazer mil e uma tarefas mas o tal do livro fica lá jogado!

    Vi seu vídeo dos livros lidos de junho e me interessei em comprar alguns, porém tem vários aqui na minha estante a espera do “grande finale” hehe acho que traçar metas é um bom começo pra que eu finalmente consiga finalizar os livros que comecei ou comprar um novo e colocar um prazo pra terminar ne!!

    Continue fazendo as resenhas dos livros, são ótimas até pra mim que não tenho esse hábito!! beijos :)

    • Responder

      G Florees

      27 de julho de 2014

      Ler é uma delícia, Vanny, dá uma chance pros seus livros :D Beijos

  4. Responder

    July

    26 de julho de 2014

    Principal dica que me abriu os olhos: encontre seu tipo de leitura favorito. Percebi que tenho comprado os livros errados… interessantíssimos, mas que não me prendem, que acabam me entediando, mesmo sendo sobre assuntos que eu gosto muito.

    Adorei as dicas!! ;)

    • Responder

      G Florees

      27 de julho de 2014

      Essa é a melhor dica, né? :D Tem que ler o que se gosta! Beijos

  5. Responder

    Raiana Pereira

    23 de julho de 2014

    Amo ler!! e Fiquei tão feliz quando comecei a ver as resenhas aqui no seu blog e os vídeos, eu amo quando essas duas coisas mostram que realmente se integram (maquiagem e livros), odeio o “vc não tem cara de quem lê” ôh inferninho de frase!! Um canal que gosto muito e é o da Tati Feltrin, acho muuuito boas as resenhas delas. Não tenho dicas de leitura para te dar :/ Como estudo um curso em que vivo lendo (História) sobra pouco tempo para os meus livros, só leio um dois capítulos por dia, depende do tipo de leitura :/

    Bjoos

    • Responder

      G Florees

      23 de julho de 2014

      Também acho meio nada a ver essa frase, mas tem gente que acha que para ler tem que ter cara, hahaha :D Beijos

  6. Responder

    Ju Oliveira

    18 de julho de 2014

    Estou adorando acompanhar suas leituras e dicas. Também sou apaixonada pelo gênero thriller policial/ psicológico.
    Minha meta é ler pelo menos dois livros por semana. Tenho conseguido, às vezes até um pouquinho mais.
    No gênero thriller policial/psicológico, eu te indico dois livros maravilhosos que li recentemente.
    “O canto das sereias” que é de uma autora que eu adoro, Val McDermid e um de um autor nacional que está causando o maior alvoroço para os fãs desse gênero. Se chama “Dias perfeitos” do Raphael Montes.
    Tenho a resenha dos dois no blog.
    Beijos e boas leituras!

    http://juoliveira.com/cantinho

    • Responder

      G Florees

      22 de julho de 2014

      Ah, que legal! Anotei aqui as dicas :D Beijos

  7. Responder

    bebel

    17 de julho de 2014

    Suspense policial tbm é meu favorito, Estou adorando os posts sobre leitura e, agradeço pois foi vendo seu blog que recomecei a ler e já estou com uma lista enorme de temas . Adorei sua estante e tbem que fazer uma para mim . Não é só gostoso ler um livro mas, tbem muito gostoso tê-lo à sua disposição e em exposição , Muito bacana.

    bjs

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Eu gosto de ler o livro várias vezes, então gosto de tê-los :D

  8. Responder

    Natália

    17 de julho de 2014

    Oii G!!
    Adorei as dicas… Algumas eu já pratico..
    Super me inspirei para ler mais depois que vc começou a postar sobre livros ;)
    Beijos

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Ah, que legal saber disso :D

  9. Responder

    Camila

    17 de julho de 2014

    Sabe o que me ajuda a me organizar? O Skoob, que é um site para pessoas que gostam de ler. Lá você mantém a sua estante de livros (os que vai ler, que já leu e os que está lendo). Tem uma sessão para troca de livros, outra sessão para livros cortesia, dá para marcar o progresso no livro atual, estabelecer metas de leitura, etc…
    Sou super apaixonada pelo site! Me ajuda a não me perder nos livros que eu vejo as indicações. Por sinal, acabei de ir lá marcar que eu quero ler o Aventura no Egito que você falou aqui… rs
    Espero que te ajude!

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Esse Aventura no Egito é bem infanto-juvenil, mas eu adorei quando li :D

  10. Responder

    Dudda

    17 de julho de 2014

    G adoro as suas resenhas de livros.rs Deis eu te perguntar, agora que você esta gostando de ler livros e quer sempre mais e tals, você pretende ir na Bienal do Livro de São Paulo? Porque você mora em Mogi que fica umas 2 horas de São Paulo mais ou menos né.
    Beijos Te adoro demais.

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Sim, é perto. Mas não tenho paciência, é muito lotado e quente… nem na Beauty Fair eu vou por causa disso, acabo sempre passando mal de pressão baixa :(

  11. Responder

    Paula

    17 de julho de 2014

    Tinha uma preguiça imensa de ler, mas acho que isso acontecia pq até então não tinha identificado o meu perfil. Isso é muito importante pq depois que eu vi que gostava de livros de aventuras as coisas mudaram e a leitura tornou-se necessária diariamente. Antes eu lia mto auto-ajuda etc..Tracei como meta ler ao menos 4 por ano, pois eu não lia nem 1 inteiro no ano. Já li 6 até então. Estou no 3º livro da Saga A Maldição do Tigre..amo de paixão.
    Obrigada pelas dicas G e por tb compartilhar seus hábitos conosco. Mto bom saber que curte os mesmos livros que eu. Rs

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Também estou lendo a saga A Maldição do Tigre <3

  12. Responder

    Ana Paula

    17 de julho de 2014

    Oii G!

    Estou impressionada como seu blog está perfeito! Sempre admirei muito o seu jeito de escrever e seu comprometimento com o blog e já achava diferenciado dos outros blogs que acompanho. Mas agora está perfeito e completo! Você está unindo os assuntos mais interessantes, pelo menos pra mim! Amo as suas resenhas de beleza, mas os posts sobre leitura são incríveis!
    Parabéns pelo trabalho incrível!
    E, por favor, continue com os videos e posts sobre os livros…

    Bjs!

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Own, muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom saber que vocês gostam do meu trabalho <3 Beijos

  13. Responder

    Luiza

    17 de julho de 2014

    Sou acostumada a ler muito e sempre. Acho muito importante por diversos aspectos! Leio muito antes de dormir, ajuda a pegar no sono mais rápido, já que tenho dificuldade para dormir, além de ser muito confortável na cama. Atualmente estou lendo Game of Thrones, apenas 1500 páginas! Ufa!! Beijos

    http://www.estiloadois.com.br

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      :DD

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Que legal :D Esse livro é gigante mesmo

  14. Responder

    Jessica Kamei

    16 de julho de 2014

    Adorei as dicas. Eu já adoro ler, porém, de 1 mês pra cá eu meio que parei de ler e tipo faz 1 mês que eu não pego nenhum livro ( não sei porque ), mas depois dessas dicas eu vou começar a por as minhas leituras em dia. Adoro livros com aventuras e principalmente quando o livro te prende que se não ver a hora passar. beeeijos <3

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Eu também adoro livros assim :D

  15. Responder

    BelaHanajima

    16 de julho de 2014

    Eu sempre li muito, desde que aprendi a ler, com 4 anos. Mas ultimamente é tanta coisa pra fazer (faculdade, academia, dança, RPG, pilates, tratamento da coluna, administrar meus canais do youtube e o meu blog…) que eu não tenho muito tempo para ler e isso é tão frustrante! :/
    Só tenho conseguido ler andando na esteira da academia e no caminho da faculdade e olhe lá! Fico muito chateada por isso porque é algo que amo.

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Hmmm, dá para ler tranquilo com essa rotina, claro que tem que se adequar, por exemplo eu, também faço pilates, tratamento da coluna, cuido de um bebe pet, cuido da casa, administro o blog, gravo vídeos… mas sempre leio de manhãzinha e à noite :DD Beijos

  16. Responder

    Ingra

    16 de julho de 2014

    Poxa Gê adorei suas dicas! Estava lendo mais, mas atualmente ando meio parada por conta da faculdade. Nas férias venho reler esse post e me animar traçar minha metas!
    Suuper concordo com sua dica de achar um gênero que você se identifica, falei até no meu blog esses dias sobre o gênero Young Adult, que é meu favorito se quiser dá uma olhadinha! Beijocas! :*
    ps: muito fofa sua organização por cores!
    http://www.amosoublog.blogspot.com

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Que legal, vou ler sim :D

  17. Responder

    TATIANA LOPES

    16 de julho de 2014

    G, estou adorando seus posts sobre livros, gosto muito de ler e ter dicas de novas leituras!!! Parabéns!

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Obrigada, Tati :D

  18. Responder

    Bárbara

    16 de julho de 2014

    Oi G! Estou gostando bastante dos posts sobre livros… Acabei de comprar “A lista de Brett”, após ver a sua dica no vídeo Book Haul. Estou no comecinho, mas parece ser bem legal! Bjks : )

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      É uma delicinha :D

  19. Responder

    Camila Savioli

    16 de julho de 2014

    Olá G!

    Minha paixão por livros aumentou depois que comecei a acompanhar canais literários! Além do Minha Estante, sigo mais dois que valem a pena acompanhar: Tiny Little Things, da Tatiana Feltrin e o LidoLendo, da Isa. Muito bom!

    To adorando seus posts e vídeos sobre livros! Faça mais!

    Beijos!

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Eu já conheço o TLT, mas o Lido Lendo é novidade, vou assistir :D Obrigada pelas dicas

  20. Responder

    Eve

    16 de julho de 2014

    Oi Gê, queria dizer que você me incentivou a um novo hábito. Eu não lia livros desde a época de escola. Nunca criei gosto pela leitura. Meu noivo ama ler, tem vários livros, porém nunca me interessei, mas vendo seus vídeos me despertei e confesso que já estou no meu segundo livro este mês. Estou atrás de descobrir um gênero que eu me identifique. Enfim, queria só dizer o bem que você nos faz. Queria aproveitar e pedir uns posts sobre academia e alimentação, pois estou um pouquinho parada nestes quesitos, queria mais esse incentivo. hahaha. Muito sucesso pra você, pois merece demais.

    • Responder

      G Florees

      17 de julho de 2014

      Oi Eve, também estou parada porque descobri um problema na coluna então o post vai ter que esperar :( Beijos e muito obrigada pelo carinho :D

  21. Responder

    Júlia

    16 de julho de 2014

    Com certeza pessoas que gostam de ler inspiram. Comecei a ler mais novamente inspirada em você!
    Uma coisa que funciona cmg é sempre andar com o livro que to lendo, assim sempre que tenho que esperar alguma coisa, to numa fila, no ônibus etc eu aproveito para ler :D beijos

    • Responder

      G Florees

      22 de julho de 2014

      Hmm, verdade, eu também sempre ando com ele na bolsa :D

  22. Responder

    Pâm Gonçalves

    16 de julho de 2014

    Oi, G! OMG! Quase caí pra trás quando vi que você indicou o canal no post <3 É uma felicidade imensa saber que você acompanha *-*
    Adoro seu blog e canal!

    Beeijo!

    • Responder

      G Florees

      21 de julho de 2014

      Oxi, eu que fico feliz por saber que você gosta do meu blog. Eu assisto todos os seus vídeos <3 Beijos e muito sucesso!

  23. Responder

    Tatiane Nascimento

    16 de julho de 2014

    Uma coisa que quero mudar em mim,é começar a ler,vc está dando ótimas dicas de livros e agora esse post.beijo

    • Responder

      G Florees

      22 de julho de 2014

      Ler é uma delícia, você vai amar :D

  24. Responder

    Ana Luiza

    16 de julho de 2014

    Eu gosto de ler sagas, sabe? Assim fico querendo saber o que vai acontecer depois kkkk Curiosa é meu nome e sobrenome
    Adoro posts sobre leitura! ♥

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      <33

  25. Responder

    Ana Alice

    16 de julho de 2014

    Oi G, adoro seu blog, mas nunca comentei!!! Hihihi…
    Então, também adoro ler e, normalmente nas férias, devoro 2 ou 3 livros num piscar de olhos… Um dos últimos que eu li e adorei foi o “Bridget Jones: Louca pelo Garoto”, livro divertidíssimo e gostoso de ler… Recomendo!!
    Super beijo

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Eu adoro a série, já li dois livros, acredito que foram os dois primeiros :D

  26. Responder

    Thaiane

    16 de julho de 2014

    Oi G, tudo bem?
    Adorei o post, queria só te dar uma dica… Ideia na nova regra ortográfica não tem mais acento! Muita gente ainda não sabe, mas, sempre é bom saber dessas coisas não é mesmo?
    Um beijo e parabéns pelo post que incentiva a leitura!

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Ixi, meu computador é MAC e ele sempre acentua automaticamente, mas vou me atentar mais nisso :D

  27. Responder

    Franci Pacheco

    16 de julho de 2014

    Pior que não tenho nenhuma dica, o que eu faço é ler à noite, deitada e também sempre separo páginas pra ler por dia!

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Que legal, parece que esse método super funciona, né? :D

  28. Responder

    Thalita

    16 de julho de 2014

    Oi G, também adoro ler… E os seus últimos posts sobre leitura estão me fazendo amar mais ainda o seu blog!!
    Suas dicas estão sendo super uteis, e me dando mais opções para ler também… Bjos s2

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Ebaa! Beijos <3

  29. Responder

    Maria

    16 de julho de 2014

    Olá G!
    Estou amando esses post sobre livros :D
    De uns 4 anos pra cá estou amando ler livros, mas não era assim antigamente… Hoje em dia se pudesse compraria vários livros, mas por não trabalhar ainda eu acabo comprando poucos. Eu leio em qualquer lugar (desde que as pessoas a minha volta não estejam falando coisas que me interessa rs) por esse motivo ás vezes prefiro ler a noite no meu quarto, quietinha sem ninguém me interromper.

    Espero que você continue fazendo post sobre livros… Beijos

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Que legal! Pode deixar que vou fazer mais posts sobre o assunto sim :D Beijos

  30. Responder

    Ana Lia

    16 de julho de 2014

    G, estou gostando muito desses novos posts sobre leitura! Amo ler, e já que gosta de livros mais “agitados” e também de viajar, sugiro que leia os livros do Dan Brown. Ele aborda várias curiosidades sobre diversas cidades do mundo, e quando vamos programar uma viagem dá vontade de conhecer cada um dos lugares citados nos livros. Tenho certeza que você vai adorar.
    Por falar em viagens, em agosto vou para NY e ontem procurei aqui no blog algumas dicas da cidade. Posso dizer que, lendo seus posts antigos (os de NY acho que são de 2011, certo?) observei como você evoluiu! Não que os posts fossem ruins, mas hoje em dia estão muito mais profissionais e maduros.
    Última coisa… Você vai fazer um guia de viagem de Praga? Adorei todos os que você já postou sobre a viagem pra Europa, mas senti falta de Praga!
    Era isso!
    Admiro muito o seu trabalho.
    Beijos,
    Ana Lia

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Oi Ana, que legal essa dica de livros, vou procurar, com certeza.
      Sobre os vídeo de Praga, estavam todos no celular e eu precisei resetá-lo :( Estou tentando baixar os vídeos pelo iCloud mas não estou conseguindo. Se eu conseguir, vou fazer post sim :D

      Beijos

  31. Responder

    Anne

    16 de julho de 2014

    Oi G! Adorei o post, costumo ler um livro atrás do outro. Começo um e já tenho que ter o próximo em mãos.
    Também amo Agatha Christie, não sei se você lê também (mas caso ainda não tenha lido), mas outro escritor viciante é Sidney Sheldon.
    Vou deixar a dica de um livro dele (se é que você já não leu): ‘Conte-me Seus Sonhos’. Se ele ainda não está na sua lista de autores, provavelmente entrará… Sou tão viciada nesses dois que fico me policiando para não comprar só livros deles.

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Sim, conheço! Tenho alguns livros do Sidney Sheldon :D Beijos

  32. Responder

    Kaori

    16 de julho de 2014

    A minha meta varia conforme a quantidade de páginas.

    **Total de páginas do livro dividido pelos dias que eu almejo terminar**

    Sempre dá certo!
    Estou lendo um livro de 480 páginas e quero terminar em 7 dias, já li 200 páginas em dois dias e meio…. e só leio ao caminho e volta do trabalho rs

    • Responder

      G Florees

      16 de julho de 2014

      Também uso essa tática, sempre funciona :D

LEAVE A COMMENT