A verdade sobre as calorias

Olá, Pessoal :) Gostaria de desejar um feliz ano novo a todos!

Todo começo de ano procuramos mudar para melhor, começar um estilo de vida saudável, uma rotina de exercícios, uma dieta, por isso escolhi como primeiro post do ano um tema que, na minha opinião, merece ser esclarecido e pode ajudar muita gente na hora de emagrecer: As calorias.

junk-food-rid-kitchen-cleaning-health-800x450

Afinal, o que são calorias? Caloria é uma unidade de medida de energia, ou seja, é a energia química produzida e armazenada em nosso corpo quando ingerimos e metabolizamos um alimento.

Nós precisamos consumir calorias para exercer atividades essências do corpo humano, como respiração, funcionamento do cérebro, batimentos cardíacos, etc. Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades.

O grande problema em relação às calorias é que elas vem sendo utilizadas como medida para o que é permitido ou não para emagrecer, se o alimento tem muita caloria é proibido e, se tem pouca, é permitido, certo? É nesse ponto que os erros e frustrações começam.

Nas dietas tradicionais, a lógica é de que, quanto menos calorias vocês consumir, mais você irá queimar de gordura, mas em muitos casos a pessoa perde pouco peso, fica mal nutrida, com o metabolismo danificado e ganha tudo o que perdeu em pouco tempo, mas por quê?

abdomen-emagrecer-corpo-fita-metrica-cintura-gordura-barriga-ginastica-1346074168263_956x500

Isso acontece pois as pessoas ficam apenas focadas em calorias e esquecem de observar a qualidade dos alimentos. Uma alimentação saudável deve se basear o mínimo possível em produtos industrializados, ser farta em verduras, legumes e frutas, sem medo das calorias que eles vão conter.

Afinal, o que te parece mais saudável: Comer 1 abacate ou 1 prato de espaguete? Pois acreditem se quiser, o prato de macarrão possui menos calorias que o abacate, mas contém muito mais açúcar (em forma de carboidrato) que se transforma em, nada menos do que, gordura no seu corpitcho.

Abaixo alguns exemplos disso:

calorias2

Veja só, 200ml de suco de abacaxi contém mais calorias do que 200ml de refrigerante, mas qual dos dois você acha que vai te engordar mais? O refrigerante contém açúcar e diversos aditivos químicos em sua composição, enquanto o suco de abacaxi é natural.

Outro exemplo:

calorias

2 salsichas possuem as mesmas calorias que uma posta de salmão, mas é lógico que o salmão é muito mais saudável, além de ser natural, possui vitaminas e gorduras boas, e quanto a salsicha? Cheia de sal, processada, feita com realçados de sabor, corantes, etc…

Na hora de consumir algo temos que ficar atentos. Se o produto for natural, perfeito! Se for industrializado, olhe sempre os ingredientes. Pare de focar a atenção nas calorias e se certifique dos componentes, se contém açúcar, conservantes, realçadores de sabor, todos os ingredientes vão sabotar a sua dieta, mesmo que o produto contenha poucas calorias!

No próximo post, vou ensinar vocês como ler os rótulos dos alimentos e como isso muda nossa vida!

Um beijos a todas e boa sorte na vida saudável :)

Siga a Brissa nas redes: Instagram | Snap: Paleotips | Facebook

(Visited 3 times, 1 visits today)

RELATED POSTS

9 Comments

  1. Responder

    Dicas para emagrecer

    10 de fevereiro de 2016

    Muito bom o artigo! Realmente, a maioria das pessoas foca apenas na quantidade de calorias, se esquecendo que é preciso levar em conta outras coisas para o bem de nossa saúde!

  2. Responder

    Franci Pacheco

    9 de fevereiro de 2016

    que post incrível, ameii as informações. Já estou ansiosa para o próximo!

  3. Responder

    Julia Kubrusly

    26 de janeiro de 2016

    Adorei! Uma vez tava conversando com uma amiga que tava fazendo dieta do vigilantes do peso exatamente sobre isso. Ela preferia tomar refrigerante zero que suco de frutas pela quantidade de caloria, pra mim não faz sentido nenhum. Por isso que não consigo achar razoável essa coisa de contar pontos ou calorias.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  4. Responder

    isabela

    26 de janeiro de 2016

    G, maravilha!!! Espero que vc faça mais desses posts, são ótimos e super válidos . Muitas vezes sabemos mas, gostamos de nos enganar e é ótimo sermos sempre lembrados disso . Amei, continue G, gostei de mais!!!!!

    Bjs

  5. Responder

    Tatiane Nascimento

    25 de janeiro de 2016

    Adoorei o post e concordo totalmente.

  6. Responder

    Gi

    22 de janeiro de 2016

    Que legal! Muito esclarecedor o post!
    Bjs

  7. Responder

    Bárbara de Pianti

    21 de janeiro de 2016

    Muito bom o post, essa questão de calorias é uma coisa muito contraditória. Tanta gente que baseia a alimentação na quantidade de calorias que determinado alimento tem, sem nem pensar nessa questão da composição do mesmo!
    Aguardando o próximo post <3

  8. Responder

    Suzane Guedes

    21 de janeiro de 2016

    Post maravilhoso. Estou tentando uma reeducação alimentar (passei muito tempo comendo besteiras e agora meu corpo esta sofrendo com algumas doenças), mas é muito difícil… Ansiosa pelo proximo post! :*

  9. Responder

    Jackline

    21 de janeiro de 2016

    Adorei o post ! Nossa como a gente se engana com o lance das calorias, vou levar as dicas para sempre ! Ansiosa para o próximo post … beijinhos !!!

LEAVE A COMMENT