5 jeitos de organizar seus livros

Muita gente me pergunta como eu organizo meus livros nas prateleiras (quero urgente uma estante porque sinto que as prateleiras vão cair a qualquer momento com o peso dos livros ;_;) e eu vivo mudando. No começo, organizava de modo que ficassem bonitos, atualmente, organizo de modo que fiquem fáceis de saber o que eu li e o que eu ainda não li.

Desktop3ilustração: Jane Mount

Mas existem mil maneiras de organizar seus livros e para ajudar vocês a deixar essa parte mais funcional, separei 5 jeitinhos. Querem ver?

  1. Por cor: Esse foi o primeiro jeito que eu organizei. A prateleira/estante fica linda, toda fofa e com cores do arco-íris. Visivelmente, esse é o melhor jeito de guardar os livros, porque fica harmônico e as fotos saem muito mais bonitas. Porém, dá um pouco de trabalho encontrar determinado livro e saber o que você já leu.
  2. Por título: Organizar livros por título deve ser muito legal, assim você consegue saber onde cada livro está mesmo sem ter visto a capa. Para quem tem muitos livros, essa deve ser a melhor opção. A única coisa ruim desse jeito é que você precisa se lembrar do título certinho e raramente vai pegar um livro aleatório para ler.
  3. Por autor ou editora: Eu já vi muita gente separando os livros por nome de autor ou por editora. Acho que esse dever ser o jeito mais “profissional” de manter a prateleira/estante sempre arrumada. Mas se você lê um livro porque acha a capa bonita ou porque a sinopse te chamou atenção, assim vai ficar mais complicado de achar os próximos livros para ler.
  4. Por tamanho: Essa é uma idéia muito bacana porque deixa a prateleira/estante bem mais bonita e organizada. Você pode fazer uma ordem crescente, colocando primeiro os livros de bolso e, por último, os livros maiores. Mas, apesar de bonito, vai ser mais difícil achar os livros, assim como a organização por cor.
  5. Por lidos e não lidos: Essa é a minha organização atual. Eu separei os livros que já li na prateleira de cima, assim não preciso ficar mexendo sempre e quando alguém me pede emprestado, limito a pessoa a escolher só o que estão ali, kkkk. O lado ruim desse tipo de organização é que os livros ficam todos misturados (cores, tamanhos, autores) e bate aquela culpa de ver todos os livros que você ainda não leu! 

Espero que vocês tenham gostado das dicas e me contem: Como vocês organizam e onde guardam seus livros?

(Visited 18 times, 1 visits today)
3 de novembro de 2014

RELATED POSTS

23 Comments

  1. Responder

    Julyara Gonçalves

    5 de novembro de 2014

    Aiii Gê, tô começando agora a ter mais livros, e realmente por cor são mais charmosos né! Mas sem dúvida a mais funcional é o lidos e não lidos! Bjsss <3

  2. Responder

    Tatiane Nascimento

    3 de novembro de 2014

    Adorei o post…

  3. Responder

    Eloah Cristina

    3 de novembro de 2014

    Eu adoro organizar nossos livros aqui em casa. Por tamanho, por titulo, por cor, por coleção, cada hora está de um jeito! :D

  4. Responder

    Karen Bartolomeu

    3 de novembro de 2014

    Ai caramba amo livros e adorei as dicas de organização. Eu costumo organizar por tamanho na prateleira, mas amei o restante das dicas!

    http://www.fashionworldbykaren.com
    Instagram: http://www.instagram.com/fashionworldbykaren
    Facebook: http://www.facebook.com/fandbworld
    Youtube: http://www.youtube.com/fashionworldbykaren

  5. Responder

    Bia

    2 de novembro de 2014

    Eu organizo meus livros em nichos na parede. Na parte de dentro deixo as coleções, em ordem crescente de lançamento da esquerda pra direita. Em cima os livros que são “independentes”. Se forem de um mesmo autor, coloco eles juntos. E organizo também por tamanho!

  6. Responder

    Giovanna

    2 de novembro de 2014

    g, minha linda ! blogueira preferida do universo rs, eu li a menina que roubava livros e lembrei muuuuuuito de você já que gosta de livros que se passam na guerra, na segunda guerra mundial para ser mais precisa, eu amei! super indico….

  7. Responder

    Isis Medina

    2 de novembro de 2014

    G, eu sou extremamente apaixonada por seu blog. Você foi a primeira blogueira que realmente me “prendeu” e que não largo nunca mais, hahaha. Mas estava há um bom tempo (mesmo!) sem entrar aqui, devido à tantas correrias do ensino médio. Hoje entrei e vi o tanto de resenha de livros que você já postou e vi que você tem um gosto bem parecido com o meu…

    Queria te indicar meu livro preferido, que sou completamente apaixonada! O livro se chama Desculpa se te chamo de amor (Scusa ma ti chiamo amore), do Federico Moccia. É um romance italiano delicioso de ler e acho que você vai gostar. Ele tem o filme, que em português se chama Lição de Amor (e tem ele completo no youtube <3). O filme (que também é meu preferido) e o livro são bem fiéis um ao outro. Eles têm a continuação, que se chama Desculpe, quero me casar contigo (o mesmo nome para o livro e filme). Quanto ao filme, preferi o primeiro… Mas não deixa de ser lindo também. Ele é beeeem dificil de achar, inclusive na internet, mas acho que você consegue encontrar e baixar. Quanto ao livro, ainda não terminei de ler, mas estou gostando muito, claro.

    Enfim, queria muito compartilhar com você minha paixão por essa história, hahaha.

    Um beijo ;*

    • Responder

      G Florees

      4 de novembro de 2014

      Ebaaaa, obrigada pelas sugestões <3 Vou procurar todas!

  8. Responder

    Evelyn

    2 de novembro de 2014

    Oi Gê.. legal a ideia desse post. Atualmente organizo os meus por coleções/séries sem me preocupar em organizar alfabeticamente por autor. Todos juntinhos da mesma série foi a forma mais legal que achei. Eu comprei uma estante e vai chegar mês que vem, e pretendo manter a mesma organização. Para saber qual eu li e os ainda não lidos uso o Skoob, Prefiro assim do que separar na estante. Por exemplo, a série os instrumentos mortais da Cassandra Clare são 6 livros, e só li 1. Não acho legal deixar esse 1 separado dos demais. Bjos e te adoro.

  9. Responder

    Julia Kubrusly

    1 de novembro de 2014

    Eu primeiro divido em literatura e não literatura, depois em brasileiros e estrangeiros e aí vem cada autor.

  10. Responder

    Angélica Pereira

    1 de novembro de 2014

    Oi G!
    Nem sei como começar a falar, mas queria que você soubesse o carinho enorme que sinto por você, quase nunca comento aqui, na real acho que comentei uma ou duas vezes, mas te acompanho a tanto tempo desde quando você não era casada ainda, eu olho todos seus videos e curto todos. Eu te descobri por acaso nem lembro como mas foi algo que bateu, gostei tanto de ti de cara e vi que vc transmitia verdade em tudo que falava desde lá estou ate hj te seguindo em seus videos e redes sociais, é tão legal você acompanhar alguem desde o começõ e ver a evolução e o sucesso que hoje você tem, Parabens G que DEUS abençõe você e sua familia te desejo tudo de bom na sua vida, e que o blog renda mais frutos, um beijão enorme. Sucesso sempre!

    • Responder

      G Florees

      2 de novembro de 2014

      Oi Angélica, AMÉM! Muito obrigada pelo carinho :DD

  11. Responder

    LUANA PEREIRA

    1 de novembro de 2014

    OIe, G, muito legal esse posta sobre organização. Seu blog tá muito lindo! Tenho q confessar que faz muito tempo q não o vejo. Mas é sua culpa rsrsrs desde qdo vc falou do app FEEDLY, vejo os posts. Muito bom gosto, é o seu reflexo!!!! Ultimamente, na minha opinião, vc tem sido a melhor blogueira, muito versátil! PARABÉNS! bjs

    • Responder

      G Florees

      2 de novembro de 2014

      Obrigada, Luana :D

  12. Responder

    Larissa Rehem

    1 de novembro de 2014

    No meu quarto tem uma espécie de móvel que é fixo na parede e tem 3 nichos. Guardo meus livros lá e organizo de acordo com as séries.
    Como leio muita séries, elas ficam todas juntas, na sequencia.
    O problema é que tenho um bocadinho de livro e aí os livros ficam na horizontal e na vertical, porque não tem como dispor todos da mesma maneira!
    =x
    Ah, eles ocupam os três nichos do móvel. hehehehehe

  13. Responder

    Sara Aviz

    1 de novembro de 2014

    Ahhh eu prefiro arrumar por tamanhos, quando tem uma serie de livros, por exemplo, tudo juntinho fica bem mais bonito. Mas organizando por cores ficar super lindo de ver :)
    G, você já comprou livros pela Amazon.com.br?? eu vi alguns livros suuuper em conta e frete gratis nas compras acima de R$69

    • Responder

      G Florees

      2 de novembro de 2014

      Nunca comprei, Sara :) Beijos

  14. Responder

    Eloiza Gonçalves

    1 de novembro de 2014

    Eu separei um espaço no guarda roupa, mas não estão organizados assim :(

  15. Responder

    Franci Pacheco

    1 de novembro de 2014

    Adorei o post, eu guardo em estante e organizo por tamanho :D

  16. Responder

    Dayenne

    1 de novembro de 2014

    Oi adorei as dicas, e no blog Vida Organizada a autora utiliza um adesivos de bolinha de cores diferentes para marca os lido/não lido vale a pena dar uma olhada.

    • Responder

      Amanda

      11 de novembro de 2014

      Por mais que eu me esforce, nunca consigo manter organização por cor ou por tamanho! Eu seeempre acabo voltando pro “lidos e não lidos” Hahaha Não é possível que seja só comigo! :))

  17. Responder

    Mayra Dancini

    1 de novembro de 2014

    Ótimas dicas G!! Estou mudando de casa e essas dicas vão ser mto úteis para me ajudar na organização e decoração!
    Beijos

LEAVE A COMMENT